Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep participa de missão na Suécia
fechar
Compartilhar

 brasil suecia

 

O presidente da Finep, Marcos Cintra, e o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da financiadora, Wanderley de Souza, participam de missão na Suécia, de 13 a 17/2. Durante a viagem, participarão do Stockholm Excellence Seminar, no qual o presidente fará parte do painel “Moving Ahead: Insights and Practical Advice on Future Pathways”.

Além do seminário, Cintra e Wanderley visitarão várias instituições suecas, como a Vinnova – Agência Sueca para Sistemas de Inovação -, o Instituto Real de Tecnologia (KTH), a Escola de Negócios Hyper Island, as Universidades de Lund e de Linköping, e  manterão encontros com autoridades locais. Na ausência do presidente Marcos Cintra, o diretor Financeiro e Controladoria, Ronaldo Camargo, será o presidente em exercício da financiadora. 

Brasil-Suécia

A relevância da missão se traduz na continuidade da cooperação entre Brasil e Suécia, sobretudo no setor aeronáutico. Também tem como objetivo explorar a cooperação triangular entre Brasil, Suécia e China no campo da luz síncrotron, alinhando os projetos suecos e chineses com o Sirius - que conta com apoio da Finep.

A Finep vem promovendo a cooperação com instituições suecas desde 2013. Foram firmados dois Acordos de Cooperação entre a financiadora e a Vinnova - maio de 2013 e julho de 2016 -, baseados no protocolo de Cooperação Industrial de Alta Tecnologia, adicional ao Acordo de Cooperação Econômica, Industrial e Tecnológica, celebrado entre os governos brasileiro e sueco, em outubro de 2009. Em 2016, as duas agências lançaram uma chamada pública conjunta para o setor aeronáutico. O edital está na fase de avaliação de propostas e o resultado preliminar está previsto para ser divulgado em 31/3/2017.

A Finep também participa do Grupo de Alto Nível (GAN) Brasil-Suécia, que propõe a agenda de cooperação entre os dois países no setor aeronáutico.