Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Primeiro satélite brasileiro está pronto para lançamento
fechar
Compartilhar

Imagem 3 SGDC Antena


Pela primeira vez na história, o Brasil vai ter seu próprio satélite de comunicações. Com a previsão de lançamento para o dia 21 de março, o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), tem como objetivo reforçar e garantir a segurança e a independência na comunicação estratégica dos segmentos de defesa do País. Atualmente este tráfego de informações ocorre por meio de satélites de empresas de capital estrangeiro. Além disso, o projeto também pretende ampliar o acesso à internet banda larga, principalmente em lugares remotos do país, atendendo ao programa Nacional de Banda Larga, com a promessa de alcançar todo o território nacional e o oceano atlântico.

Construída pela empresa francesa Thales Alenia Space em parceria com o Governo brasileiro, a iniciativa foi concebida pelos ministérios da Defesa e Ciência, Tecnologia, Inovaçãoes e Comunicações, no ano de 2013 e recebeu o investimento de dois bilhões do Governo Federal. Destes, 240 milhões foram financiados pela Finep. Além de responsável pela construção, a empresa francesa também irá trabalhar auxiliando na transferência da tecnologia para o país, mas o Brasil já conta com 50 especialistas brasileiros que acompanharam o projeto e estão capacitados para operar o satélite.

O SGDC está em na Guiana Francesa, pronto para entrar em órbita, onde ficará estabelecido a 36 mil quilômetros de distância da superfície. Sua operação está prevista para começar no segundo semestre de 2017.

Veja mais na matéria do Jornal Nacional.