Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Josimar Sena vence Campeonato Paulista de Paraciclismo 2016
fechar
Compartilhar

 Josimar Sena

 

No dia 6/11, o para-atleta Josimar Sena venceu a terceira e última etapa do Campeonato Paulista de Paraciclismo 2016 na categoria H3, direcionada a atletas com handbike. Josimar percorreu 27 km em 50min 41s, com média de 32 km/h, na Avenida Central, no bairro de Chácaras Reunidas em São José dos Campos (SP). A handbike do campeão é a Bólido CX1, o primeiro modelo brasileiro de para-atletas de alto rendimento, fabricada pela VEMEX com apoio da Finep.

Com poucos atletas na pista, a prova se desenrolou de maneira rápida e acirrada. Em menos de uma hora de corrida, Josimar se consagrou campeão. Este é seu primeiro título nesta temporada, mas ele já se prepara para as finais do Campeonato Valeparaibano e da Copa Brasil de Paraciclismo, nos quais ele ocupa as primeiras colocações.

“Sou muito grato pelas conquistas que obtive até aqui. Trabalho diariamente de forma árdua para seguir superando meus limites e minhas barreiras, visando me tornar um atleta mais completo. O sucesso é uma estrada longa que tenho o prazer de percorrer”, disse o atleta.


A Handbike BÓLIDO CX1

A relação de Josimar com a handbike da VEMEX vem desde antes do lançamento do equipamento: ele foi o responsável por testar a Bólido CX1 durante o processo de desenvolvimento. Ele a inaugurou na edição de 2015 do Campeonato Paulista de Paraciclismo.

A Bólido CX1 pesa 13,5 kg, o que a torna uma das handbikes mais leves do mundo. Além disso, ela possui um sistema de monitoramento para a transmissão em tempo real de informações fisiológicas do para-atleta e dinâmicas da bike. Sua estrutura em liga de alumínio é de alta resistência e conta com componentes de última geração, como o sistema eletrônico de transmissão de 22 marchas Shimano Di2 Ultegra 6870, que garante uma prova leve aos handbikers, com baixo esforço na troca de marchas em subidas.

Já as três rodas são da linha Shimano Dura Ace 9000 - sendo as duas traseira, de titânio -, com perfil e aro de carbono tubulares. Para diminuir peso e atrito e aumentar a aderência, o pneu Tubular fica colado na roda, outro diferencial na questão aerodinâmica por seu baixo peso.

A handbike atende todos os requisitos da União Ciclística Internacional (UCI ) e ainda possui protetor de coroa, encosto de fibra de carbono ajustável e amortecedor de direção. O projeto foi majoritariamente aportado pela Finep, em um financiamento que começou em novembro de 2013.