Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Startup de Fortaleza vence Prêmio EDP Open Innovation em Portugal
fechar
Compartilhar

 Foto EDP Open Innovation vencedores 2016
Empresa apoiada pela Finep por meio do Tecnova Ceará, Delfos, foi selecionada entre outras
15 finalistas na premiação global 

 

Com programa de manutenção preventiva para geradores eólicos, a Delfos Predictive Maintenance venceu o prêmio EDP Open Innovation, concurso de inovação na área de energia realizado em Portugal, na quarta-feira (2). A empresa cearense recebe apoio da Finep desde 2014.

Os engenheiros Adão Muniz, Samuel Lima e o administrador Guilherme Studart, que estão à frente da startup cearense, são os responsáveis pelo desenvolvimento de um sistema de monitoramento e análise de dados que possibilita identificar antecipadamente problemas nas turbinas de energia eólica.

Por serem fabricados em países com condições climáticas muito mais amenas que as do Brasil, os aerogeradores acabam sofrendo uma depreciação acelerada. "O projeto da Delfos aumenta a vida útil dos aparelhos e amplia a performance de geração de energia nos parques eólicos, já que diminui os custos com substituição de aparelhos", explicou o diretor executivo do projeto, Samuel Lima. A equipe recebeu 50 mil euros para desenvolver a solução apresentada.

“A inovação no Brasil está num momento de forte dinamismo e o EDP Open Innovation, com a premiação de uma equipe brasileira, confirma essa tendência de rápido desenvolvimento do ambiente de startups no País”, afirma o Diretor de Inovação da EDP, João Brito Martins.

Entre os dias 7 e 10 de novembro, a equipe está no Web Summit, importante evento de inovação e tecnologia na Europa, para expor o projeto.