Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep divulga resultado preliminar da segunda etapa do edital Centros Nacionais Multiusuários
fechar
Compartilhar

multiusuario

Acaba de sair o resultado preliminar da segunda etapa da Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT 02/2016 – Centros Nacionais Multiusuários -, voltada para centros nacionais de infraestrutura científica de caráter multiusuário. A chamada teve demanda global de cerca de R$ 2,3 bi, cerca de 12 vezes o disponibilizado pelo edital, no valor de R$ 195 milhões. Mais de 700 formulários foram abertos para preenchimento, dos quais 495 Formulários de Manifestação de Interesse foram recebidos. Foram selecionadas, nesta etapa, 25 propostas na Linha 1 e 10 na Linha 2.

A chamada foi dividida em duas linhas. A primeira tem como objetivo fomentar e fortalecer os centros já estabelecidos, reforçando a capacidade de atendimento a demandas externas e ampliando os serviços disponíveis. Já a segunda pretende induzir a instalação de novos centros nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

Laboratórios Consolidados e Laboratórios Emergentes

Nesta segunda etapa, o Comitê Assessor, constituído por 67 pesquisadores, recomendou a seleção preliminar, no âmbito da Linha 1 (Laboratórios Consolidados), de 25 propostas, que tiveram nota igual ou superior a 4,00, dentro do limite financeiro estabelecido para o edital. Na Linha 2 (Laboratórios Emergentes), foram selecionadas 10 propostas, que tiveram nota igual ou superior a 4,07, igualmente dentro limite do estabelecido para esta chamada.

Tendo em vista o grande número de bons projetos que não poderão ser aprovados, serão feitos esforços no sentido de que um novo edital seja lançado em 2017.

Conforme estabelecido no item 9 do Edital, a divulgação do Resultado Final ocorrerá após a avaliação dos recursos, o que eventualmente poderá implicar alteração da classificação geral das propostas a serem recomendadas. O resultado final está previsto para 11/11/2016.

O edital

Entre os objetivos do edital estão apoiar a utilização dos centros por empresas de base tecnológica, estimulando o processo de inovação; viabilizar o avanço do desenvolvimento científico e tecnológico nacional; estimular a geração de novas linhas de pesquisa; apoiar soluções tecnológicas para as empresas; proporcionar condições para o crescimento e para a consolidação da pesquisa científica e tecnológica nas regiões onde se localizem; otimizar equipamentos e pessoal qualificado, possibilitando o uso compartilhado do potencial do centro a outras instituições e empresas; e propiciar aquisição, manutenção e operação de equipamentos multiusuários de média e grande complexidade. Esses aparelhos são considerados de alta especialização e necessitam de um coordenador científico.