Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Diretoria da Finep recebe comitiva de ministro da Noruega
fechar
Compartilhar

 brasilnoruega2016

Da esquerda para a direita: Marcos Cintra, Rennys Aguiar, Torbjorn Isaksen e Ronaldo Camargo (Foto: João Luiz Ribeiro/Finep)

 

O presidente da Finep, Marcos Cintra, o diretor de Gestão Corporativa, Rennys Aguiar e o diretor Financeiro e Controladoria, Ronaldo Camargo, receberam nesta quinta-feira (22/10) visita do ministro da Educação e Pesquisa da Noruega, Torbjorn Roe Isaksen, acompanhado de comitiva. Após ter se reunido com o ministro Gilberto Kassab, na terça-feira, 20/9, Isaksen veio à Finep conversar sobre perspectivas para o futuro da cooperação em C,T&I. Vale lembrar que, desde outubro de 2014, a Finep tem dois Acordos de Cooperação com a Noruega. Um deles com a Innovation Norway e outro com o The Research Council of Norway.

Os dois países formalizaram o interesse de cooperar em petróleo e gás por meio da Estratégia Brasil-Noruega para o Século 21(BN 21). Em 2015, Finep e RCN lançaram um edital para apoiar parcerias entre empresas e instituições de pesquisa no desenvolvimento de tecnologias para o setor. Enquanto a Finep aportou R$ 5 milhões para subvenção econômica, o conselho de pesquisa nórdico contribuiu com R$ 4,4 milhões de recursos não reembolsáveis. Os projetos apoiados são desenvolvidos nas áreas de tecnologias ambientais e submarinas e recuperação avançada de petróleo.

“O Brasil e a Noruega são parceiros há mais de 100 anos, especialmente na realização de projetos conjuntos nas áreas de pesca, óleo e gás. Esta parceria continua sendo estratégica para a Noruega”, disse o ministro Isaksen. “Este encontro é uma excelente oportunidade para a consolidação da parceria da Finep com as agências norueguesas”, afirmou o presidente da Finep, Marcos Cintra.

Acompanharam o ministro Sissel Hodne Steen, cônsul-geral do Rio de Janeiro; Stein Gunnar Bondevik, diretor da Innovation Norway no Brasil; Arvid Hallén, diretor do Conselho de Pesquisa Norueguês; Rune Andersen, Conselheiro de Ciência e Tecnologia; Hannah Atic, Assessora Política; Jan Dybfest, Embaixada da Noruega em Brasilia; Åsmund Eide, Ministério da Educação e Pesquisa, Joakim Bakke, Mette Lending; Ole Petter Ottersen, Reitor da Universidade de Oslo, e Dag Rune Olsen, Reitor da Universidade de Bergen.