Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep e Fapesp anunciam, no dia 22/09, projetos selecionados em duas chamadas conjuntas de 2015
fechar
Compartilhar

SP

A Finep e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) realizam, no dia 22/9, a cerimônia de anúncio dos 46 projetos de pesquisa selecionados em duas chamadas conjuntas lançadas pelas agências de fomento em 2015: Programa PIPE/PAPPE Subvenção Fase III – 4ª Rodada e Fortalecimento e Qualificação em Manufatura Avançada das Cadeias Produtivas da Indústria Aeroespacial e de Defesa do Estado de São Paulo. O evento acontece na Fapesp (Rua Pio XI, 1500 – Alto da Lapa – São Paulo), de 10h às 11h. As inscrições, gratuitas e limitadas, podem ser feitas através do link.

O Programa PIPE/PAPPE Subvenção – FASE III – 4ª rodada apoiará o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores em áreas consideradas estratégicas nas políticas públicas federais. O edital busca estimular a ampliação e o adensamento das atividades de pesquisa e inovação no universo empresarial paulista. Foram previstos para a chamada recursos de subvenção econômica (não-reembolsáveis) de R$ 60 milhões, divididos igualmente entre a Finep e a Fapesp.

Já o segundo edital, como o próprio nome sugere, apoiará o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores, visando ao fortalecimento e a qualificação em manufatura avançada das cadeias produtivas da indústria aeroespacial e de defesa do Estado de São Paulo. Essas indústrias são caracterizadas pela geração de alta tecnologia e integração de atividades multidisciplinares para fabricação de produtos de alta complexidade e com emprego de capital humano altamente especializado. Entre as várias possibilidades de desenvolvimento no setor, foram priorizadas algumas das principais demandas tecnológicas e com potencial de transbordamento para outras cadeias produtivas nacionais, como Materiais Compósitos e Metálicos, Medição, Ferramental, Automação, Montagem Estrutural e Cablagem. O apoio, de R$ 30 milhões (não-reembolsáveis), também será dividido igualmente entre as duas agências.

Para as duas chamadas, foram consideradas elegíveis como proponentes apenas empresas de pequeno porte e micro, pequenas e médias empresas brasileiras, sediadas no estado de São Paulo, constituídas, no mínimo, 12 meses antes do lançamento dos editais. As proponentes também tiveram que indicar um pesquisador responsável/coordenador técnico pelo projeto, que deverá ser executado em até 24 meses.