Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep estreita parceria com a Espanha e anuncia novo edital com CTDI
fechar
Compartilhar

Brasil e Espanha Edital

 

A Finep e o Centro de Desenvolvimento Tecnológico Industrial da Espanha (CTDI) acabam de acertar o lançamento de um novo edital de cooperação, após a primeira chamada entre as duas agências , lançada em 2015. O presidente da Finep, Wanderley de Souza, em viagem à Espanha, também celebrou a organização de visita de empresários de pequenas empresas brasileiras ao país europeu, ainda este ano. “Planejamos o intercâmbio entre técnicos das duas agências para trocarem experiências na área da inovação tecnológica e estimular parcerias para ações conjuntas”, afirmou Wanderley. O presidente da financiadora tem participado de diversos encontros em Madri, com o objetivo de aumentar a interação entre os dois países, nas áreas de infraestrutura científica e de inovação.

No dia 11/7, Wanderley participou de uma reunião com a Secretária de Estado de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Espanha, Carmen Vela, pesquisadora na área de bioquímica de parasitos - semelhante à desenvolvida pelo presidente da Finep, pesquisador do Instituto de Biofísica da UFRJ. No encontro, foi aprovada a ideia de ampliar a interação mútua, tanto no que se refere ao intercâmbio de pesquisadores e técnicos que atuam em centros e laboratórios de infraestrutura científica, bem como o maior apoio e integração entre empresas de base tecnológica. “Essa conversa inicial fomentou o apoio para um novo edital, com o CTDI, equivalente espanhol da Finep”, explica Wanderley.

Na terça-feira, 12/7, Wanderley se reuniu com o embaixador do Brasil na Espanha, Antônio Simões, quando fizeram uma avaliação da cooperação científica entre os dois países nos últimos anos. Em seguida, o presidente foi recebido pelo reitor da Universidade Autônoma de Madri, José Maria Sanz Marínez, pelo diretor do Centro Nacional de Biotecnologia, Fernando Rojo, e pelo vice-presidente do Conselho Superior de Investigações Científicas, José Ramón Urquijo. Nesses encontros, o foco foi o estabelecimento de cooperação entre os centros de pesquisa com equipamentos de caráter multiusuário dos Brasil e da Espanha.