Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep assina convênios com ICTs no valor de cerca de R$ 100 milhões
fechar
Compartilhar

assinatura ctinfraMinistro Celso Pansera (MCTI), Ângela Paiva Cruz (Andifes), Wanderley de Souza (presidente da Finep)
e Aldo Bona (Abruem) - Foto: Joaquim Soares/Finep

A Finep assinou na manhã desta sexta-feira, 26/2, na sede da financiadora, convênios selecionados em carta-convite de cerca de R$ 100 milhões destinada à conclusão de obras de ICTs (Instituições de Ciência e Tecnologia) apoiados em chamadas anteriores do CT-Infra. Ao todo, 31 instituições deverão receber gradativamente os recursos, a partir de abril deste ano, para dar continuidade a 91 obras. A cerimônia contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Celso Pansera, e do presidente da Finep, Wanderley de Souza.

Também estiveram presentes o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Paiva Cruz, representando a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), e o reitor da Unicentro, Aldo Bona, representante da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), além de outros reitores, pró-reitores de pesquisa e pós-graduação, e presidentes de fundações de apoio das universidades selecionadas.

reitor ufrj pres finep

Robertor Leher (reitor da UFRJ) e Wanderley de Souza (presidente da Finep) - Foto: Joaquim Soares/Finep

Para Wanderley de Souza, apoiar instituições públicas de pesquisa por meio do CT-Infra é sempre motivo de satisfação. “Não há sentido termos prédios de pesquisa inacabados. Consideramos prioridade destinar recursos para a conclusão dessas obras, assim como a manutenção dos equipamentos cuja aquisição se deu com apoio da Finep”, declarou o presidente. Wanderley de Souza ressaltou a importância de os reitores priorizarem os projetos mais importantes para o aporte de recursos. O presidente da financiadora se comprometeu ainda a estreitar laços e visitar todas as universidades públicas do País este ano. Num primeiro momento, serão ouvidas as instituições das regiões Norte e Nordeste.

Em sua fala, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, destacou a retomada do crescimento das universidades públicas do País na última década. “Agora precisamos nos organizar e ouvir as demandas das instituições para a tomada das decisões que orientarão os próximos passos do ensino superior no Brasil”, declarou Pansera. O ministro também reforçou a importância da comunidade científica para a superação do atual momento em que o País se encontra.

assinatura ctinfra publico

Reitores, pró-reitores de pesquisa e pós-graduação, e presidentes de fundações de apoio compareceram à solenidade - Foto: Joaquim Soares/Finep

O discurso do representante da Abruem, Aldo Bona, foi ao encontro do que acredita Pansera. “O País precisa de pesquisa, ciência e inovação para avançar”, disse Bona. Para ele, a Finep desempenha um papel de extrema importância para as universidades estaduais do País no que diz respeito à infraestrutura de pesquisa. “Encontramos na Finep a possibilidade de consolidação do trabalho de nossos pesquisadores e dos nossos programas de pós-graduação. A iniciativa desta carta-convite foi muito bem recebida em nossas instituições”, afirmou o representante da Abruem.

Ângela Paiva Cruz, que representou a Andifes na solenidade, também se disse satisfeita com a assinatura do convênio. “A assinatura desta carta é o ápice de um esforço conjunto de diversos atores públicos. A complementação das obras sempre foi um desafio para as universidades. Isso mostra que o MCTI quer o mesmo que nós: contribuir para o desenvolvimento econômico, humano e social do Brasil”, concluiu a reitora.

CT-Infra
O Fundo Setorial de Infraestrutura (CT-Infra) financia projetos para implantação de infraestrutura física e laboratorial voltado a universidades, institutos tecnológicos e centros de pesquisa.

Veja aqui imagens da cerimônia de assinatura dos convênios