Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep apoia bioinseticida usado no combate ao Aedes
fechar
Compartilhar

 Bioinseticida4

Foto: FAPEAM AMAZONAS (Reprodução/YouTube)

Um bioinseticida natural produzido a partir de fungos encontrados em plantas e insetos da Amazônia pode ser o mais novo aliado no combate ao Aedes Aegypti. Desenvolvido pela Ecobios, empresa incubada no Centro de Desenvolvimento Empresarial e Tecnológico  da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o produto elimina larvas e ovos do mosquito em até 24 horas. A novidade contou com apoio da Finep por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Realizado por pesquisadores da Ufam em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o estudo durou três anos. Mais de 100 linhagens fúngicas de vários substratos da Amazônia foram isoladas. Com aquelas identificadas, foram realizados cerca de 50 ensaios em laboratório. Desse total, apenas três apresentaram potencial contra as larvas e ovos do mosquito.

De acordo com a doutora em Ciências Biológicas, Yamile Benaion Alencar, os fungos utilizados para o desenvolvimento do bioinseticida não são tóxicos à saúde do homem. Muitos, inclusive, já têm permissão do Ministério da Agricultura para serem usados no combate a insetos-praga na agricultura. “A vantagem da solução é que ela não agride o meio ambiente, é eficaz e facilmente produzida. Será muito benéfica para a população”, destaca a pesquisadora.

O bioinseticida funciona de forma simples, podendo ser borrifado diretamente em água destilada na forma openspray ou em forma de extrato – este ainda em fase de pesquisa –, que pode ser colocado em vasos ou em locais que acumulam água. A inovação ainda não está disponível no mercado, já que a transferência de tecnologia para empresas interessadas em realizar sua produção e comercialização ainda não foi feita.

Fonte: Agência Fapeam