Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. UFSCar inaugura Observatório Astronômico e Praça da Ciência com apoio da Finep
fechar
Compartilhar

Observatório Astronômico UFSCar
Ao som do “Concerto para as Estrelas”, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) inaugurou, no dia 23/10, em São Carlos (SP), o Observatório Astronômico da universidade e a Praça da Ciência, espaço construído para receber eventos de divulgação científica. O observatório foi construído com recursos da Finep, da própria universidade e de uma emenda parlamentar. Já os equipamentos foram adquiridos com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Programa de Extensão Universitária (ProExt) e também da Finep.

Na ocasião, o telescópio principal – com 30 centímetros de abertura – recebeu sua primeira luz. As imagens da lua captadas com o aparelho foram projetadas no palco do Teatro Universitário Florestan Fernandes, onde a Orquestra Experimental da UFSCar executou um concerto especial, com músicas relacionadas à astronomia e à exploração espacial. O repertório contou com clássicos como “Luar do Sertão”, de Catulo da Paixão Cearense, além de temas de filmes como E.T. – O Extraterrestre e 2001 – Uma Odisseia no Espaço. As inaugurações encerraram as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na instituição.

Para o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, o observatório tem potencial para se transformar num importante espaço de atividades de divulgação científica na região. Futuramente, além de seu funcionamento regular no Campus da universidade, o telescópio também poderá ser utilizado em observações remotas. Escolas poderão, por exemplo, elaborar projetos e realizar observações do próprio local onde estão instaladas, controlando-o remotamente. "A UFSCar se orgulha dessa interação com a sociedade e isso nos dá uma enorme satisfação", declarou o Reitor.

Vice-reitor da universidade e um dos responsáveis pela coordenação das atividades da SNCT na UFSCar, Adilson de Oliveira também chamou atenção para a importância do papel da universidade para a educação em diferentes níveis. "Estamos criando espaços que serão inspiradores para as futuras gerações. Queremos possibilitar que mais jovens despertem interesse para os estudos da Astronomia, da Física e de outras ciências", afirmou Oliveira.