Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Brasil precisa investir R$50 bi ao ano em P&D, diz Glauco Arbix
fechar
Compartilhar

Em encontro na Fiesp, presidente da Finep defende que investimentos se mantenham apesar de ajuste fiscal

Na última sexta-feira, 6/2, o presidente da Finep, Glauco Arbix, participou da reunião do Comitê da Cadeia Produtiva da Bioindústria (BioBrasil), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O encontro, primeira plenária do  Comitê de 2015, foi conduzido pelo coordenador do BioBrasil, Ruy Baumer.

Na ocasião, Glauco destacou que a economia brasileira ainda é pouco inovadora e que o País tem uma necessidade “gigantesca” por investimentos de ao menos R$50 bilhões por ano em pesquisa e desenvolvimento (P&D). “Essa é uma questão chave que entra em atrito com a agenda de ajuste fiscal. Educação, ciência e tecnologia não merecem entrar na linha de corte como normalmente é feito pelos programas de ajuste. Estamos defendendo muito para manter pelo menos o ritmo [dos investimentos] para atender a demanda de empresas e universidades”, defendeu Arbix.

O presidente ressaltou que o Brasil precisa dobrar o investimento em inovação até 2018. Ele sugeriu ainda que a Finep e a Fiesp consolidem um fundo de venture capital para diversas empresas startups. Após apresentar os programas de financiamento e expor as perspectivas de crescimento da agência, Arbix tirou dúvidas dos empresários que estavam presentes.