Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Fórum propõe inovação para comunidades e habitações populares
fechar
Compartilhar

A Finep apoia a realização de um evento original e com grande impacto social: o Bairro Chic - Fórum de Inovação para a Moradia e Desenvolvimento Urbano. A primeira edição será dia 04/06, no Teatro Net Rio, em Copacabana, e no dia 05/06, na Comunidade Santa Marta. O objetivo é estimular um diálogo no qual os participantes pensem inovação no contexto de produtos, serviços e políticas públicas voltados para o mercado popular. 

A programação conta com painéis, pitches (apresentações rápidas no formato TED Talk) e atividades de network. As inscrições podem ser feitas na plataforma online do evento. Os organizadores esperam lotar o Teatro Net trazendo representantes de quatro segmentos: empresas e associações empresariais; representantes do setor público; instituições e organizações não governamentais. A visitação do segundo dia pretende ajudar a contextualizar os problemas que empresas e governos precisam conhecer para desenvolver soluções inovadoras para bairros pobres e favelas brasileiras.

O fórum pretende criar debates e discussões a fim de que os participantes se sintam estimulados a pensar de forma criativa as necessidades das comunidades carentes em segmentos como: energia, água, resíduos sólidos, construção civil, utilidades domésticas, eletroeletrônicos, mecanismos de crédito, empreendedorismo, etc. A startup Bairro Chic Comunidade Casa & Inovação, que organiza o evento, defende que a demanda do mercado popular existe, mas é preciso incentivar as empresas a produzir pensando em inovação a partir da realidade deste público específico. A empresa assumiu a tarefa de ser esta plataforma de conexões entre empresas e pessoas focalizando os desafios de habitação e desenvolvimento urbano.

Ricardo Neves, fundador da startup, promete que o fórum não será nem um pouco entediante e utilizará o humor para informar e entreter os participantes. “Nós entendemos que uma das dificuldades da inovação é a falta de diálogo entre a oferta e a demanda. As empresas têm dificuldade de se relacionar com o público de baixa renda, base da pirâmide do mercado”, comenta. E exemplifica: “Só se pensa em mini-turbina eólica, placa fotovoltaica e aquecedor termossolar para gente rica que mora em condomínios fechados. As empresas precisam descobrir que o mercado popular pode gerar mais rentabilidade, afinal são 120 milhões de brasileiros que residem em 32 milhões de domicílios urbanos sediados em favelas, loteamentos e bairros populares”.

Ele explica também que a preocupação com a sustentabilidade é um dos princípios que guiam a iniciativa. Casas que geram energia, cimento de pvc e mantas que impermeabilizam e refletem o sol que bate nas lajes serão algumas das novidades apresentadas no evento. Acrescenta ainda que “não se trata de inovar apenas em produtos e serviços, a inovação em Tecnologia Social – para a qual a Finep tem um departamento específico – é também fundamental”.

O nome “Bairro Chic” reflete o espírito do projeto e foi criado a partir de um anagrama: letra c de casa, h de habitação, i de inovação e c de criatividade. Além do fórum, o projeto prevê para ainda este ano uma exposição que recrie uma comunidade de baixa renda requalificada.