Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep Conexões – Integração de instrumentos de subvenção, crédito e investimentos em prol da inovação na região Nordeste
fechar
Compartilhar

 site conexao

A Finep, por meio da Área de Investimento e Mercado de Capitais, realizou nesta terça-feira (25/11) o evento Finep Conexões, com o objetivo de aproximar startups, que já participaram de programas de subvenção ou crédito, à equipe de gestão do FIP Nordeste Capital Semente.

Com meta de captação de R$ 150 milhões, o FIP Nordeste Capital Semente inicia sua atuação com R$ 120 milhões garantidos, sendo uma iniciativa da FINEP/FNDCT, Banco do Nordeste e SEBRAE e pretende investir em até 30 startups localizadas em nove estados do Nordeste, no Espírito Santo e em parte de Minas Gerais.

O encontro ocorreu no Porto Digital de Recife, hub de tecnologia da região, e contou com representantes do Banco do Nordeste, das gestoras Crescera Capital e Triaxis Capital bem como do time da Coordenação de Startups da Finep. Ao todo, reuniu 10 startups tecnológicas com alto potencial de escala para uma tarde de pitch aos gestores, debates sobre o fomento ao ecossistema de inovação regional e troca de experiências entre as empresas.

Segundo Haim Mesel, da Triaxis Capital, o evento “reforça a importância da integração entre subvenção, crédito e investimento como mecanismo essencial para acelerar a trajetória das startups da região”. Para Karoline Brasileiro, representante do Porto Digital, “o evento se alinha ao comprometimento do Porto Digital em fortalecer o ecossistema e posicioná-lo como um hub regional capaz de atrair startups, conectar players estratégicos e elevar a maturidade e competitividade da inovação no Nordeste”.

“O Finep Conexões é a materialização da estratégia da Área de Investimento e Mercado de Capitais de criar uma ponte efetiva entre os instrumentos da Finep, como a subvenção e o crédito, e as oportunidades de investimento. Acreditamos que a sinergia entre fomento e capital de risco é essencial para que as startups do Nordeste escalem e transformem a inovação regional em crescimento econômico real”, afirmou Raoni Bacelar, coordenador do Programa Finep Startup.

A ação integra a iniciativa da Finep de fomentar o ecossistema de inovação brasileiro por meio da articulação entre seus instrumentos de subvenção, crédito e investimento.