
Com patrocínio da Finep, o Index, considerado o maior evento da indústria baiana, começou na manhã desta quarta-feira (27/08) e segue até o dia 29/08, no Centro de Convenções de Salvador, Bahia. Na cerimônia de abertura, diante de autoridades públicas e lideranças do setor industrial, o diretor de Inovação da Finep, Elias Ramos de Souza, destacou que a instituição está fortemente comprometida com investimentos para dinamizar a indústria do país para além do eixo Sul-Sudeste: “A Finep vem fortalecendo a inovação no Norte, Nordeste e Centro-Oeste e isso inclui o agro, a saúde, cidades sustentáveis, mobilidade verde, transformação digital, entre outras frentes estratégicas e emergentes”, afirmou.
Também participaram da solenidade de abertura o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; o prefeito de Salvador, Bruno Reis; o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos; o diretor-superintendente do Sebrae, Jorge Khoury; o presidente da Fecomércio, Kelsor Fernandes; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), Humberto Miranda; o deputado estadual Eduardo Sales; a procuradora-geral de Justiça, Norma Angélica Cavalcanti; e o presidente da Rede Bahia, Marcos Machado.
“São muitos os desafios, mas as oportunidades e a educação são fundamentais para o desenvolvimento”, destacou o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, ressaltou o potencial e a diversidade da indústria baiana, defendendo a interiorização da indústria no Brasil e na Bahia. “Existem regiões que estão precisando de novos projetos industriais para se desenvolver. Temos trabalhado duro e estamos melhorando muito essa interiorização da indústria”, disse. O governador, assim como o prefeito Bruno Reis, falou do compromisso em realizar a segunda edição do Index, em 2026, para fomentar a indústria baiana, que movimenta R$ 76 bilhões anuais, representa 25% do PIB estadual e gera mais de 460 mil empregos diretos.
Ainda na programação desta quarta-feira, o painel Financiamento para Inovação e Desenvolvimento Industrial contará com a participação de Julieta Palmeira, gerente do Departamento Regional do Centro-Oeste da Finep.
O Index – Encontro da Indústria Baiana
Até a sexta-feira (29/08), o Centro de Convenções de Salvador reúne mais de 300 empresas expositoras, além de líderes, especialistas e autoridades de todo o país para debater os rumos da indústria e destacar as principais tecnologias e tendências. Pelo evento, devem passar cerca de 30 mil pessoas. Estão previstas rodadas de negócios com 150 empresas, fomentando a economia. O Index é uma realização da FIEB, em parceria com o Sebrae Bahia.
Confira as fotos do evento aqui.






