Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Sobre a Corregedoria
fechar

A Finep

Sejam bem-vindos à Área de Correição da Finep!

A atividade correcional é uma componente da governança pública e representa um elemento estratégico para a integridade do Estado. Na Finep, essa atividade tem como objetivo dissuadir e prevenir a prática de irregularidades administrativas, responsabilizar aqueles que cometem ilícitos disciplinares ou que pratiquem atos lesivos contra a empresa, zelando pela excelência nas apurações correcionais, promovendo ainda, mesmo que indiretamente, a ética e a transparência na relação público-privada.

A Área de Correição (ACOR) da Finep atua em consonância com as orientações da Corregedoria-Geral da União (CRG) da Controladoria-Geral da União (CGU), que exerce as competências de órgão central do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal – SISCOR.

A ACOR está inserida na estrutura organizacional da empresa como uma unidade vinculada à Presidência. O primeiro e atual superintendente titular da ACOR é o Corregedor Rafael Richa Cavalcanti de Albuquerque, cedido da Controladoria Geral da União – CGU e nomeado em setembro de 2019 pelo Conselho de Administração. Sua recondução foi aprovada pelo colegiado, em 27/10/2023 (DEL/CA/048/2023).

As atribuições da ACOR estão descritas no regimento interno da Finep, consistindo essencialmente na condução de processos relacionados às atividades dos empregados da empresa e das pessoas jurídicas que com ela se relacionem e que possam configurar atos lesivos à estatal. A área também atua de forma pedagógica e preventiva, em colaboração com a Ouvidoria, a Comissão de Ética e a Área de Conformidade, Integridade e Gestão de Riscos.

Estamos localizados no 13º andar da Finep-RJ, no edifício Praia do Flamengo, 200, e podemos ser acionados por correio eletrônico, telefone ou presencialmente.

Atualmente, a unidade conta com:

  1. 1 Corregedor
  2. 3 Analistas
  3. 1 Apoio administrativo que exerce as funções de Secretariado
  4. 2 Estagiários com formação em Direito

Veja o currículo da equipe.

Contatos:

E-mail: cp_acor@finep.gov.br 

Telefone: (21) 2555-0277

 

Atualizado em 13/03/2024