Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Dark Energy Survey (DES) publica dados astronômicos inéditos. Com recursos da Finep/MCTI, LIneA integra catálogo

galaxiangc474Galáxia elíptica NGC 474, que foi imageada pelo DES

O Dark Energy Survey (DES), em colaboração com o Fermilab, o National Center for Supercomputing Applications (NCSA), o NOIRLab e com o LIneA, torna público seu catálogo de imagens e dados astronômicos coletados ao longo de seis anos.

A segunda liberação pública de dados do DES (DR2) é uma coletânea de imagens e objetos identificados no DES com o objetivo de compreender a expansão acelerada do universo e o fenômeno da energia escura, cobrindo 5.000 graus quadrados no Hemisfério Sul (um oitavo de todo o céu).

Além destas pesquisas e complementando os resultados científicos já alcançados pela colaboração, o DR2 vai permitir muitas outras pesquisas, como por exemplo, a possível descoberta de novos objetos do Sistema Solar e a investigação da natureza das primeiras galáxias, explicando como as primeiras estrelas do Universo foram formadas, além de vínculos importantes sobre a matéria escura.

O DR2 é um dos maiores catálogos astronômicos liberados publicamente até hoje. Saiba todas as informações aqui.

Sobre o LIneA

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela Finep, e CNPq e FAPERJ através do programa dos INCTs.

* Com informações do LIneA.