Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep lança 3ª Chamada Pública em parceria com Conselho de Pesquisa da Noruega (RCN)
fechar
Compartilhar

 

Petróleo

Acaba de ser lançada a terceira Chamada Pública conjunta entre Finep e RCN. A seleção - que contará com recursos não reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) até o limite de R$ 5 milhões de reais -, visa apoiar projetos elaborados em cooperação entre empresas brasileiras e norueguesas que objetivem atender às demandas da indústria do Petróleo e Gás. Serão selecionadas pesquisas na fronteira do conhecimento, que busquem novas soluções para o setor. Há demandas inclusive para o desenvolvimento de tecnologias ainda inéditas no Brasil, voltadas para a extração de petróleo proveniente do Pré-Sal.

Como nos demais editais de cooperação bilateral, a Finep apoiará as empresas brasileiras e o Research Council of Norway (RCN) as norueguesas.

As linhas temáticas definidas são:

➢ Redução de gases de efeito estufa
➢ Eficiência energética e meio ambiente
➢ Estudo do subsolo, incluindo o uso de CO2, para recuperação avançada de petróleo (EOR)
➢ Perfuração, conclusão e intervenção
➢ Produção, processamento e transporte
➢ Acidentes graves e ambiente de trabalho; Tecnologia de materiais

Os interessados devem acessar o edital em http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/658 . O prazo para envio de propostas se encerra em 12 de maio de 2021.