Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Com apoio da Finep, startup paranaense desenvolve primeiro buggy elétrico do mundo
fechar
Compartilhar

 Buggyboa

Mobilidade sustentável e 100% nacional. Apoiada pela Finep por meio do programa Inovacred, a EION é responsável pelo lançamento do protótipo do primeiro buggy elétrico do mundo. Apelidado de Buggy Power, o veículo é pensado para ser ecologicamente sustentável, abastecido a energia solar. O projeto está em fase final de testes e tem como objetivo ser utilizado em pontos turísticos, reduzindo a emissão de poluentes e a poluição sonora.

Criada em 2018, a empresa paranaense já desenvolveu dois protótipos do veículo. O primeiro, denominado "Protótipo Alfa", foi criado a partir da parceria entre o engenheiro eletricista que desenvolveu a tecnologia do motor elétrico, Milton Francisco dos Santos Junior, e a empresa Super Buggy, produtora de bugues a combustão.

O segundo protótipo veio com o processo de consolidação da startup. O "Protótipo Beta", como é chamado, foi uma evolução do primeiro e possui autonomia entre 150 e 400 km - a depender do pack de baterias escolhido. Ele ainda apresenta carregamento em 2 a 5 horas, freios à discos nas 4 rodas, acelerador eletrônico, sistema de frenagem regenerativa, tração traseira, bancos anatômicos, equipamentos de segurança e potências de 25 a 66 kW (34 a 89 CV).

A EION conseguiu uma parceria com outras empresas para testar um lote desse segundo protótipo no âmbito do projeto estratégico de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que visa desenvolver soluções em mobilidade elétrica eficiente.

Para o futuro, a empresa pretende aumentar sua capacidade de produção do Buggy Power, desenvolver uma garagem de energia solar para possibilitar o abastecimento desses veículos e levar seu produto para outras praias e pontos turísticos do Brasil e do mundo