Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Ministro do MCTI abre a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com participação da Finep
fechar
Compartilhar

 

snct2020
Ministro do MCTI em sua fala de abertura da 17ª SNCT (foto: MCTI)

 Na terça-feira, 8/12, ao abrir a edição presencial da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, destacou a importância de inspirar crianças e jovens para as carreiras científicas, as novas tecnologias e as profissões do futuro. Relembrando uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça que o inspirou quando criança, o ministro frisou a importância da interação entre famílias, cientistas e pesquisadores.

"A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem exatamente esta ideia: que nossos pesquisadores, militares e cientistas possam conversar com o futuro do nosso país. No futuro, o cientista pode não se lembrar da conversa, mas a criança vai lembrar e muito daquilo. Esse é o objetivo, motivar jovens para as carreiras de ciência e tecnologia. A gente precisa dessas próximas gerações para transformar o Brasil através da ciência, tecnologia e inovações", disse.

A Finep participou da cerimônia de abertura com a presença de André Godoy, presidente substituto da financiadora. Segundo Godoy, "a Finep está sempre presente na SNCT porque também faz parte de nossa missão contribuir para a divulgação da ciência, tecnologia e inovação. É com orgulho que estamos apresentando sete projetos financiados por nós em nosso estande no evento".

snct2020andreeminitronovaMarcos Pontes, ministro do MCTI, com André Godoy, presidente substituto da Finep (foto: Finep)

O evento de abertura contou com a presença de diversas autoridades, como o ministro da Educação, Milton Ribeiro; o secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, Marcelo Morales; a secretária de Articulação e Promoção da Ciência do MCTI, Christiane Corrêa; o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; representantes dos Comandos da Marinha, Exército e Aeronáutica; representantes do Ministério da Agricultura; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Gilvan Máximo, representando o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; parlamentares e dirigentes de entidades vinculadas ao MCTI, entre outros.

snct2020estandefinep

André Godoy, presidente substituto da Finep (de gravata vermelha)
com os expositores no estande da Finep na SNCT (foto: Finep)

SNCT

A edição presencial da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, conta com 20 estandes distribuídos por 4 mil metros quadrados. Até domingo, dia 13, o público poderá conferir diversas atrações como exposições, brincadeiras, equipamentos inovadores, projetos e palestras. A SNCT conta com a participação das secretarias e unidades vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), instituições de ensino, Forças Armadas e também de outros ministérios do Governo Federal.

Em virtude dos cuidados necessários para prevenção da Covid-19, o evento está respeitando todas as regras sanitárias determinadas em decreto pelo Governo do Distrito Federal. Entre as medidas adotadas estão distribuição de álcool em gel, medição de temperatura na entrada, ambientes mais abertos e ventilados e obrigatoriedade do uso de máscara pelos visitantes.

(Com informações do MCTI)