Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Fase 2 do Programa de Aceleração Espaço Finep confirma índices iniciais de satisfação dos participantes
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Encerra-se em 23 de dezembro a Fase 2 do Programa de Aceleração Espaço Finep. Esta segunda etapa, iniciada em 9 de novembro, tem por objetivo auxiliar as startups em seu processo de comercialização através da transmissão das boas práticas referendadas pela literatura especializada e adotadas pelo mercado.

A dinâmica consiste no treinamento do grupo em estratégia e táticas de marketing e vendas através de ações no universo físico, no virtual e aquelas que integram ambos.

O conteúdo da capacitação — além de palestras com especialistas de mercado em marketing, assessoria de imprensa, compras e vendas —, inclui Curso de Marketing e Vendas ministrado pela empresa Id Singular, especializada em comportamento (como pessoas e organizações funcionam), estratégia (alternativas para gerar conquistas) e educação (transformação de conhecimento em ação). Com base em entrevistas iniciais com cada uma das startups participantes, a IdSingular montou o programa, todo em EAD, com materiais disponibilizados em uma plataforma onde também foram feitas dinâmicas e exercícios, que estão sendo muito bem avaliados pelas startups As palestras prévias ao curso também foram bem avaliadas. Confira avaliação até aqui.

Para Yuri Costa, Diretor da Área de Estratégia e Produtos da IdSingular, o treinamento atingiu seus objetivos junto aos participantes. “Eles gostaram de ser ouvidos a respeito de suas dificuldades e dúvidas na entrevista inicial, aprovaram o caráter personalizado do curso e vêm declarando que saem do treinamento com uma gama de insights e ferramentas que irão utilizar nas negociações futuras”.

O resultado, medido em pesquisas, confirma o prognóstico. 97% do total de entrevistados consideram que a Aceleração está sendo útil para o seu negócio. Sobre os módulos do curso de MKT e Vendas ministrados até agora: 1a avaliação - aplicabilidade no dia a dia - 87,5% (muito satisfeito) e 94,7% (satisfeito).

“Esta fase do processo de aceleração vem consolidar a visão que tínhamos sobre a necessidade de construção, por parte das startups selecionadas, de estratégias de marketing e comercialização de seus produtos e serviços, de forma a validar seus esforços empresariais.” — garante o analista da Finep Rochester Costa, da equipe de elaboração do programa. — “Essa metodologia inovadora que une especialistas e mercado, curso virtual e mentoria dos analistas da Finep vai possibilitar a construção de planos de marketing que possibilitem o aumento dos seus faturamentos. A ação mostra o compromisso da Finep de levar a Inovação ao mercado e à sociedade.”

Como atividade final, os participantes deverão fazer um Pitch de Vendas, ou seja, uma apresentação num tempo pré-determinado em que, utilizando todas as ferramentas aprendidas, consigam vender aos interlocutores seu produto ou serviço.

Funil de Vendas

Os participantes testemunham a eficácia do método, como destaca José Luiz Zuliani, Supervisor de Marketing e Vendas da Life Biological Control. “Participar do Programa tem sido uma experiência diferencial para a formação do nosso negócio. Estamos positivamente surpresos com o alto nível das mentorias, palestras e pelo profissionalismo e dedicação do pessoal da Finep. “— afirma — “A cada módulo nosso time de marketing e vendas consegue agregar conceitos e estratégias ao modelo que estamos construindo. Para uma startup esta oportunidade é única, pois dificilmente conseguiríamos pagar por um treinamento deste nível e isto com certeza se reverterá em uma ida ao mercado com muitos mais chances de sucesso”.

Cristianne Vicentim, CEO da Wecare Skin, endossa a afirmação. “Para nós, da Wecare, o programa está sendo fantástico, pois nos propiciou contato com muitas pessoas do mercado com experiência em startups e grandes empresas para nos passarem conhecimentos fundamentais sobre estratégias de marketing, vendas, finanças, digital… Os palestrantes da primeira fase foram ótimos, aliaram o conhecimento teórico com a prática do mercado e isso fez grande diferença. A mentoria individual com os colaboradores do Finep foi um ponto de destaque no programa, pois após as palestras essas mentorias traziam conceitos para uma aplicação prática. Os contatos que a Finep está nos proporcionando também farão diferença direta no crescimento de vendas da Wecare. Esse é realmente um programa de aceleração, pois já percebemos a Wecare em outro patamar comparado ao que estávamos no início.” 

O Programa de Aceleração Espaço Finep tem por objetivo agregar conhecimento e articulação às startups com foco em marketing e vendas. Busca auxiliá-las na adequação de sua proposta de valor e de seu modelo de negócios, bem como na identificação de oportunidades de mercado com fornecedores, parceiros e clientes.