Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Com patrocínio da Finep, Green Rio Online debate Economia Verde e une Brasil e Alemanha por intermédio de chamadas públicas
fechar
Compartilhar

greenrioonlineCom patrocínio da Finep, acontece nos dias 8 e 9 de outubro a Green Rio – este ano, em versão online (por causa da pandemia do novo Coronavírus). Desde 2012, o evento vem se firmando como uma importante plataforma de negócios em Economia Verde, abastecendo de informações e projetos os setores orgânico e sustentável. Serão 52 palestrantes nesta edição. O presidente da Finep, General Waldemar Barroso, participa da abertura, às 8h30.

A pandemia influenciou não só o modelo do evento, mas também as temáticas que serão abordadas. Segurança alimentar, saúde e rastreabilidade de produtos, com foco nas tendências pós-Covid-19, vão ganhar destaque. “Cada vez mais o compromisso com a sustentabilidade será uma exigência do consumidor e elemento decisivo nas negociações entre países”, afirma Maria Beatriz Costa, organizadora do Green Rio online.

Pelo quarto ano consecutivo, o evento contará com uma delegação da Alemanha para realizar o “German-Brazilian Bioeconomy Workshop”. Na quinta (8), a partir de 09h40 (logo após a abertura), haverá apresentação de um par de chamadas públicas conjuntas em Bioeconomia envolvendo Brasil (via Finep/MCTI e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Alemanha. O diretor de Desenvolvimento Científico-Tecnológico da Financiadora, Marcelo Bortolini, participa do debate sobre o conjunto de editais. Serão abordados dois temas abrangentes: biomassa (incluindo o uso de bioinsumos) e plantas medicinais e aromáticas.

Os projetos submetidos deverão contar com a participação de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) e empresas de ambos os países, em qualquer formato, com prioridade para aquelas que conseguirem envolver ICTs e empresas dos dois países (Cooperação 2 x 2). A divulgação dos resultados está prevista para setembro de 2021.

Além disso, especialistas da Alemanha discutirão a preservação das abelhas e a polinização. O objetivo é estreitar os laços entre as duas nações nos campos da bioenergia, biomassa e agricultura sustentável. Esta edição traz, ainda, uma inédita aproximação com a Dinamarca, pioneira na gestão de resíduos e em políticas públicas referentes à alimentação escolar, hospitalar e no sistema prisional.

No dia 9, o destaque da programação será o lançamento do desafio para pequenos agricultores, explorando possibilidades de conexão entre bioeconomia e agricultura familiar. Também será dedicado um espaço para debater pesquisas, biomas e o impacto do desmatamento da Amazônia no clima do planeta.

 Com inscrições antecipadas, o evento poderá ser acompanhado gratuitamente pela plataforma Zoom ou pelo canal do Green Rio no Youtube. Para participar, faça sua inscrição no primeiro e no segundo dias de evento. Nos dias 15 e 16 de outubro, acontecerão também rodadas de negócios online.

 

greenrio1Presidente da Finep, General Waldemar Barroso, na edição do ano passado