O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em parceria com a Finep, realizam, nos dias 12 e 13 de setembro, o I Seminário de Avaliação de Políticas de Ciência,Tecnologia & Inovação (CT&I), em Brasília (DF). O evento vai reunir pesquisadores, especialistas da área e gestores para debater pesquisas e metodologias de avaliação do setor.
“As avaliações de impacto e de resultado permitem um julgamento mais preciso de programas e políticas de CT&I, o que ajuda os gestores a aprimorar as ações. Também funcionam como uma forma de prestação de contas: mostram à sociedade o retorno e a importância dos investimentos públicos na área”, diz Marcos Cintra, presidente da Finep, que vai participar da abertura do evento e de uma das mesas de debate.
O seminário vai promover uma discussão sobre a avaliação de políticas de C,T&I com base em estudos realizados a partir das bases de dados disponíveis no país. O objetivo dos organizadores é institucionalizar um espaço para discussões regulares sobre o assunto, além de difundir boas práticas que subsidiem tomadas de decisões e adoção de medidas para aprimorar os instrumentos de apoio à CT&I no Brasil.
O evento vai contar com conferências, sessão de artigos científicos, pôsteres, mesas de debate e sessões patrocinadas. As atividades estão sendo organizadas em dois grandes eixos: análise de políticas, programas e ações de CT&I; e metodologias de avaliação e mensuração de impactos de programas, políticas e ações de CT&I.
A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 300 profissionais interessados no tema. Além da Finep, o evento conta com a parceria institucional do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).