Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Empresário revoluciona transmissão veicular com financiamento de R$ 1,3 milhão da Finep
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Um rondoniano revolucionou a transmissão veicular ao criar um sistema de câmbio que não existe no mundo. Gladimir Kohnlein, em parceria com a Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e com financiamento da Finep (R$ 1,3 milhão), desenvolveu um câmbio que dispensa troca de marcha e uso de freios, que pode ser usado em automóveis e cadeiras de rodas. Além disso, o sistema ainda é bom para o bolso: mais barato e economiza até 21% de combustível.

Batizado de TMVVIF (Transmissão Mecânica Variadora de Velocidade Inversora e Finita), o sistema é o resultado de quatro anos de pesquisa e promete revolucionar o mercado. Trata-se de uma caixa de câmbio automática, acoplada ao motor, que permite reverter o sentido de rotação com controle da velocidade sem troca de marcha, fazendo o papel do freio tradicional e do freio de mão. O primeiro protótipo foi concluído e testado em junho, com sucesso.

Gladimir Kohnlein revela o que faz a sua invenção ser tão inovadora: “O pulo do gato está no sistema de transmissão toroidal, um conjunto com cinco engrenagens desenvolvido de forma a não causar atrito entre elas", explica.

Enquanto as caixas de câmbio dos carros automáticos hoje possuem cerca de mil peças, a de Gladimir tem um terço dessa quantidade (290), o que resulta em um objeto mais leve e barato. As maiores vantagens do novo câmbio nos carros é o menor desgaste do motor e a economia de combustível.

Cadeiras de rodas

As cadeiras de rodas motorizadas existentes no mercado hoje são muito pesadas e caras - a mais barata não sai por menos de R$ 9 mil. O objetivo do empresário é “fabricar um kit com a caixa de câmbio para a pessoa comprar e acoplar a uma cadeira de rodas comum, transformando-a em motorizada, com a vantagem de que ela vai pesar uns 13 kg no total, muito mais leve do que as disponíveis atualmente”, explica.  Além dos quilos reduzidos, o preço também será pequeno: no máximo R$ 2 mil.

Ainda não há previsão de quando a invenção chegará ao mercado, mas Gladimir prevê que em até um ano ela já estará disponível para cadeira de rodas. “Para automóvel, a ideia é transferir a tecnologia, vender a patente, então irá demorar mais tempo para ficar disponível para a população”, afirma o empresário.

 

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