Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Finep apoia REDSANG
fechar
Compartilhar

Nesta terça-feira (9/2), foi assinado o primeiro convênio da Rede SIBRATEC de Serviços Tecnológicos para a estruturação da rede de laboratórios de sangue e hemoderivados, conhecida como Redsang, coordenada pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Os nove laboratórios que constituem a rede foram selecionados em chamada pública lançada pela Finep juntamente com o Ministério da Ciência e Tecnologia. Entre os participantes estão o Senai-Cimatec (BA), o Fundação Ezequiel Dias (Funed-MG), a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais - CETEC e o Instituto de Tecnologia do Paraná - TECPAR. O projeto contará com recursos da ordem de R$ 3,9 milhões da Finep. 
 
O convênio tem como finalidade o aperfeiçoamento dos produtos e serviços oferecidos pela Rede Nacional de Serviços Tecnológicos em Sangue e Hemoderivados com ênfase na potencialização das competências técnico-científicas dos laboratórios integrantes da Rede, atendendo suas demandas metrológicas. “Os principais objetivos são a prestação de serviços com qualidade aos laboratórios públicos e privados da rede, e a melhoria da qualidade de vida para a população”, explica a Dra. Alice Momoyo Sakuma, do IAL, coordenadora do projeto.
 
A Redsang é constituída por nove laboratórios de cinco diferentes instituições, sendo três deles prestadores de serviços de calibração e os demais realizadores de ensaios, estando localizados nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. A rede oferecerá os seguintes serviços: capacitação técnica e de pessoal para os hemocentros, calibração de dispositivos termométricos (essencial para o armazenamento de sangue em congeladores e geladeiras em condições ideais), ensaios, materiais de referência para alumínio em soro, contagem de glóbulos brancos e vermelhos em sangue total, programas de comparação interlaboratoriais (necessário para avaliação dos laboratórios) para chumbo, colinesterase e ensaios bioquímicos (bilirrubina, colesterol e frações, glicose, creatina, HIV, sífilis e leishmania ). “Com esses investimentos em capacitação técnica o Brasil poderá contar com ferramentas importantes e imprescindíveis para promover a segurança dos serviços”, avalia a coordenadora.
 

 

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ.

 

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.


Telefone (21) 2555-0330

 

Outros endereços e telefones da Finep.