Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Árias de óperas famosas são destaque no Espaço Cultural
fechar
Compartilhar

Árias de óperas famosas serão o destaque do próximo recital da série Concertos Finep. A soprano Patrícia Monção e os tenores Roberto Ricardo e Samuel Alves se apresentam no dia 23/6, às 18h30, acompanhados pelo piano de Eliara Puggina, com entrada franca. 

Patrícia Monção começou a aprender teoria musical aos 12 anos de idade na igreja que frequentava. Aos 14, já estudava violino como ouvinte de classe da professora Amarílis Rodrigues, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Estudou  também clarineta, atuando em várias bandas sinfônicas evangélicas e orquestras.

Atualmente, exerce a função de cantora lírica da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais. Originalmente, ela foi aprovada no concurso público de 2002 para a função de clarinetista solista da Banda. Como solista, vem se apresentando nas principais salas de concerto, como Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Sala Cecília Meireles (RJ), Teatro Municipal de São Paulo.

Assim como Patrícia, o tenor Roberto Ricardo é outra “prata da casa” na Banda Sinfônica de Fulizeiros Navais, primeiramente sendo aprovado para o Quadro de Especialistas de Música e, mais tarde, como tenor solista. Em 1997, atuando como saxofonista da Banda Sinfônica, foi designado para compor a Banda Pioneira do Comando Naval da Amazônia Ocidental. Em sua passagem por Manaus, acabou se destacando como tenor solista em diversas apresentações. Seu primeiro contato com a música também aconteceu em cultos evangélicos, aos nove anos.

Completando o trio, o tenor Samuel Alves iniciou seus estudos musicais em 1991, na Escola de Música Gustavo Hitlle, em Goiânia (GO). Fez parte ainda do Coro da Escola Técnica Federal do Estado de Goiás. Em 1999, lançou o seu primeiro CD solo, no estilo Gospel. Neste mesmo ano, tornou-se integrante da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, que também representou, como cantor, em importantes salas do país.

Nos últimos três anos, os dois tenores têm estudado canto lírico com a mezzo-soprano Glória Queiroz e, recentemente, participaram do Programa “Música e Músicos do Brasil”, da Rádio MEC FM.


Programa 23/06 – Soprano Patrícia Monção e tenores Roberto Ricardo e Samuel Alves, com Eliara Puggina ao piano:


Donizetti:   Una furtiva lagrima (L´Elisir d´Amore)

Bellini:   Casta Diva (Norma)

Puccini:   E lucevan le stelle (Tosca)

Catalani:   Ebben, n´andrò lontana (La Wally)

F. Cilèa:   Il lamento di Federico (L´Arlesiana)

Leoncavallo:   Vesti la giuba (Pagliacci)

C. Gomes:   Mia piccirella (Salvador Rosa)

Bizet:   La fleur que tu m´avais jetée

V. Giordano:   Amor de victa (fedora)

C. Gomes:   Sento una forza indomita (O Guarany)

Puccini:   Nessun dorma (Turandot)


Serviço:

Espaço Cultural Finep (180 lugares)
23/06/2009
Praia do Flamengo, 200 - Pilotis
Flamengo, Rio de Janeiro - RJ
espacocultural@finep.gov.br
(21) 2555-0717 / 2555-0615

Entrada Franca – Não haverá distribuição de senhas

















































































































 

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ.

 

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.


Telefone (21) 2555-0330

 

Outros endereços e telefones da Finep.