Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece de 19 a 25 de outubro
fechar
Compartilhar

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada anualmente desde 2004, será inaugurada no próximo dia 19 com o tema “Ciência no Brasil”. Durante os sete dias subsequentes, escolas, instituições de pesquisa e museus de todo o país irão abrir suas portas para relembrar os grandes cientistas da nossa história, além de debater a produção de conhecimento hoje. Serão realizadas palestras, feiras e eventos - muitos dos quais em praça pública, para chamar a atenção dos transeuntes. A SNCT é apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
 
O tema desta edição foi escolhido em virtude do centenário da descoberta da Doença de Chagas (pelo médico sanitarista Carlos Chagas) e dos 300 anos da construção do primeiro balão de ar quente, pelo padre Bartolomeu de Gusmão. Neste ano, comemoram-se, também, os 100 anos da educação profissional e tecnológica no Brasil.
 
A edição de 2008 foi sobre “Evolução e Diversidade” e bateu o recorde de adesão: foram quase 11 mil atividades no país, envolvendo 2.500 instituições de pesquisa e ensino em 445 cidades. O sucesso estimulou países como a Colômbia, Uruguai e a Bolívia, que criaram suas próprias Semanas com a ajuda do Brasil. “Mas nós temos a Semana com a maior dimensão no mundo”, diz o professor Ildeu Moreira, coordenador do evento.
 
Responsável pela criação e gestão da Semana, o Departamento de Popularização e Difusão de C&T, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, tem também como objetivo combater a ignorância da população acerca de temas afins. Uma recente pesquisa realizada pelo Ministério apontou que 85% dos brasileiros desconhecem os cientistas e as instituições de pesquisa mais importantes do país.
 
Para facilitar a comunicação entre as instituições de ensino, cientistas e população, o site da Semana http://semanact.mct.gov.br disponibiliza uma relação de eventos cadastrados por cidade.

 

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ.

 

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.


Telefone (21) 2555-0330

 

Outros endereços e telefones da Finep.