Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Recital a quatro mãos no Concertos Finep
fechar
Compartilhar

A série Concertos Finep traz na terça-feira (04/08) os pianistas Marina Spoladore e Silas Barbosa. A apresentação será às 18h30, no Espaço Cultural Finep, no Rio. No programa, obras de Villa-Lobos, Bizet e Ravel, entre outras. A entrada é franca e não haverá distribuição de senhas.
 
Premiada em mais de trinta concursos nacionais e internacionais, a jovem pianista paranaense Marina Spoladore teve seus primeiro contato com o instrumento por intermédio de sua mãe. Desde 2002, reside no Rio de Janeiro, onde concluiu o bacharelado em Música na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sob orientação do professor Luiz Senise, que até hoje acompanha o seu desenvolvimento. Além de se dedicar ao instrumento, cursa o Mestrado em Musicologia na Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO), sob orientação do professor Dr. Carlos Alberto Figueiredo.
 
Frequentemente, participa de festivais de música, cursos e master classes no Brasil e no exterior, onde tem contato com professores de renome nacional e internacional, entre eles Andrei Pisarev, Arnaldo Cohen, Eduardo Hubert, Menahem Pressler e  Natalia Troull.
 
Dos prêmios com que foi laureada, têm especial destaque os primeiros lugares conquistados no Concurso “Talentos MEC FM”, no Concurso “Nelson Freire – Novos Talentos Brasileiros”, no “I Concurso Latino-americano Proarte” e no “Grande Concurso Magda Tagliaferro”.
 
Já Silas Barbosa, considerado pela crítica um pianista dotado de virtuosismo e nobre musicalidade, é detentor de 18 importantes premiações em concursos de piano, incluindo primeiros lugares e premiações especiais. Destacam-se: “12° Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrella”, além do prêmio de melhor pianista da competição; “7º Concurso Nacional de Piano Villa-Lobos”; “1° Festival Jovens Intérpretes de Francisco Mignone” e o “3º Concurso de Piano Grieg Nepomuceno”.
 
O pianista deve sua formação no instrumento a André Pires e Luiz Senise. Em 2008, concluiu o mestrado em práticas interpretativas na UFRJ, na classe da professora Miriam Grosman, com a dissertação “Heitor Villa-Lobos: O Estudo Deliberado do Conteúdo Extra-Musical Identificado pelo Intérprete”, tema sobre o qual ainda vem desenvolvendo profunda pesquisa.
 
Como solista e recitalista, vem atuando nas mais importantes salas de concerto do país, já tendo realizado gravações pra rádio e TV com sucesso de crítica, além de desenvolver intensa atividade como camerista, incluindo também participação em musicais e peças de teatro.
 
 
Programa
Recital de piano a quatro mãos -  06/08/2009
 
Piano: Marina Spoladore
            Silas Barbosa
 
H. Villa-Lobos - Valsa da Dor
                         - O Lobozinho de Vidro
                         - Alma Brasileira
                         - O Camundongo de massa
 
G. Bizet - Jeux d’Enfants
                     La Toupie
                     La Poupée
                     Trompette et Tambour
                     Petit Mari, Petite Femme!..
                     Le Bal
 
M. Ravel - Ma mère l’Oye
                     1 - Pavane de La belle au bois dormant
                     2 - Petit Poucet
                     3 - Laideronnette, Impératrice dês Pagodes
                     4 - Les entretiens de La Belle et de La Bête
                     5 - Le Jardin féerique
 
F. Poulenc - Sonata
                        1 - Prelude
                        2 - Rustique
                        3 - Final
 

 

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ.

 

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.


Telefone (21) 2555-0330

 

Outros endereços e telefones da Finep.