Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Espaço Cultural Finep apresenta dois programas na segunda semana de setembro
fechar
Compartilhar

O Espaço Cultural Finep apresenta dois programas na segunda semana de setembro: música erudita com O Trio Mignone, na série Concertos Finep, dia 8/9; e o Trio Três, em série especial, com premiados do Festival Tápias 2009, dia 9/9, com obras de choro e MPB. As duas apresentações são com entrada franca e sem distribuição de senhas.
 
Trio Mignone

O Trio Mignone foi criado em 2002 com o objetivo de promover o registro inédito em CD de duas obras do maestro Francisco Mignone: os dois Trios para flauta, violoncelo e piano. O CD foi lançado em 2006, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. Formado por Afonso Oliveira (flauta), Ricardo Santoro (violoncelo) e Miriam Grossman (piano), profissionais da Escola de Música da UFRJ, o Trio Mignone vem mantendo uma trajetória constante de apresentações nas principais salas de concertos do Brasil. Com grande receptividade do público e da crítica especializada, o Trio tem como um dos principais objetivos a divulgação da música brasileira de concerto, em especial a de Francisco Mignone.

Afonso Oliveira - flauta

Graduado em flauta pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é professor de flauta doce e transversa desde 1999. Participou de vários grupos musicais no Rio de Janeiro e Minas Gerais, entre eles o Brasil Barroco – Coro e Orquestra de Câmara, Trio de Flauta e Arco, Conjunto Instrumental Núcleo XVIII, Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro e Orquestra Sinfônica Brasileira. Atualmente, além de integrante do Trio Mignone, mantém duo com a pianista Miriam Grossman, apresentando-se com regularidade em salas de concertos do Rio de Janeiro e de outros estados.

Ricardo Santoro - violoncelo

Iniciou seus estudos com seu pai, o contrabaixista Sandrino Santoro, graduando-se pela Escola de Música da UFRJ. Atualmente, é músico da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra Sinfônica da UFRJ. Vencedor de vários concursos nacionais, já tocou como solista à frente das principais orquestras brasileiras e, como camerista, integra vários conjuntos (Duo Santoro, Duo Milênio, Trio Mignone, Trio Aquarius, Quarteto Santoro, Quarteto Guerra-Peixe e Tocata Brasil), apresentando-se em diversas cidades do Brasil e do exterior. É responsável pela primeira audição mundial de obras de alguns dos maiores compositores brasileiros. Desde 2004, é o professor de violoncelo do Festival do Vale do Café, na cidade de Vassouras (RJ), e, desde 2008, do Curso Internacional de Verão de Brasília.
 
Miriam Grossman - piano

Desenvolveu seus estudos no Rio de Janeiro, onde conquistou  prêmios em concursos de piano. Graduada pela Escola de Música da UFRJ, é mestre pela mesma instituição e doutor em piano performance pela Catholic University of America, em Washington D.C. EUA, onde foi orientada pelo professor Thomas Mastroianni. É professora adjunta da UFRJ, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação, onde leciona Piano, ministra seminários, participa de projetos de extensão e orienta alunos de mestrado. É autora de inúmeros artigos publicados em revistas especializadas com foco em performance e pedagogia do piano. Paralelamente à docência, desenvolve importante atividade artística, apresentando-se como solista e camerista, no Brasil e Estados Unidos.


Programa Trio Mignone

Francisco Mignone
Canção Sertaneja
Lenda Sertaneja nº 4
Modinha
Festança Sem Boi
Trio nº 2
.Lento ma non troppo
.Outra Modinha
.Roda, Intermédio e Fugato


Trio Três
 
Formado em 2008 por um grupo de jovens músicos e compositores experientes, o Trio Três se apresenta em diversas casas de show e salas de concerto do Brasil, com músicas próprias, choros e sambas de grandes compositores brasileiros. O Três acaba de receber o primeiro prêmio no Festival Tápias 2009, destinado a jovens talentos, promovido pelo Espaço Cultural Giselle Tápias, no Rio de Janeiro. Os cinco primeiros colocados no Tápias 2009 ganharam também a Premiação Finep, com a oportunidade de se apresentarem em dia exclusivo no Espaço Cultural Finep. Iniciada em agosto, com o grupo Jazzafinados, a série especial dos premiados no Tápias 2009 vai até dezembro - cada grupo vencedor se apresentará sempre na segunda quarta-feira do mês.
 
Além do Tápias 2009, o Trio Três venceu etapa estadual do festival FURNAS Geração Musical 2008 , também na categoria de música brasileira. Em seguida, foram convidados para participar do programa Atitude.com, da TV Brasil, para tocar e conversar sobre jovens e música clássica.
 
Francisco Pellegrini - piano
 
Começou os estudos de piano aos anos anos de idade. Estudou com Leandro Braga, Marcos Nimrichter e Cristóvão Bastos. Foi aluno também da Escola Portátil de Música, especializada em choro. Atualmente, cursa composição na UNIRIO e estuda piano erudito com o professor Marcelo de Alvarenga. Atua como pianista acompanhador e solista, realizando vários recitais. Faz parte de diversos grupos de música popular tocando piano e acordeon.
 
Lise Bastos - contrabaixo
 
Iniciou seus estudos de contrabaixo em 2004. Cursa graduação em Contrabaixo Acústico na UNIRIO, sob orientação do Professor Antonio Arzolla. Participou de diversos festivais de música erudita e atua como solista em recitais e participa da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem.
 
Lourenço Vasconcellos - bateria e vibrafone
 
Nascido em uma família musical, começou a estudar bateria anos nove anos de idade, em Brasília. Desde 2006, mora no Rio de Janeiro e estuda Composição na UFRJ. Integrante dos grupos Brasil de Cara, Cia. Folclórica do Rio e Orquestra de Sopros da Pró-Arte, também atua frequentemente no cenário erudito com participações nas principais orquestras do Rio de Janeiro. Estuda bateria com o professor Márcio Bahia, e percussão erudita com Ana Letícia Barros.
 

Espaço Cultural Finep
Praia do Flamengo, 200 - Pilotis
Flamengo - Rio de Janeiro - RJ
(21) 2555-0717
espacocultural@finep.gov.br













 

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ.

 

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.


Telefone (21) 2555-0330

 

Outros endereços e telefones da Finep.