Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Inovar Fundos ganha novos parceiros
fechar
Compartilhar

O Inovar Fundos vai ganhar mais cinco parceiros. São eles a Fundação CESP, a FIBRA, fundo de pensão patrocinado pela Itaipu Binacional, a Corporação Andina de Fomento (CAF), o Banco Nacional do Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Formado por um grupo de potenciais investidores públicos e privados, o Inovar Fundos tem por objetivo desenvolver uma estrutura voltada para estimular a criação de novos fundos de venture capital e private equity; atrair novos investidores institucionais (nacionais e internacionais); e disseminar as melhores práticas de seleção e análise de fundos.
 
Nesta quarta-feira (24), as novas parcerias serão celebradas em evento que contará com a presença do presidente da Finep, Luis Fernandes, e do secretário de Fazenda do estado do Rio, Joaquim Levy. De acordo com Patricia Freitas, superintendente da Área de Investimentos da Finep, este é um novo avanço no processo de consolidação da indústria de capital empreendedor do País.
 
“Hoje, o País tem uma indústria de venture capital madura do ponto de vista de governança, que a cada dia se aperfeiçoa. Os investidores não estariam tão bem preparados sem o trabalho coordenado dos diversos investidores e gestores através do Inovar”, explica.
 
Atualmente, os fundos Inovar já contam com oito parceiros: Fundo multilateral de investimentos do BID, PETROS, PREVI, FUNCEF, FAPES, FACHESF, ELETROS, BM&F BOVESPA. Desde 2001, quando da realização da 1ª Chamada do Programa INOVAR Fundos, até a 9ª Chamada, foram recebidas pela Finep um total de 105 propostas de fundos enviadas por 51 gestores diferentes. Destas propostas, 96 foram pré-qualificadas, das quais 67 aprovadas para due diligence, análise mais aprofundada das propostas.
 
A Finep já aprovou investimentos em 22 fundos (sendo 13 de venture capital, três de private equity e seis fundos de capital semente), dos quais 13 estão em operação, oito estão em fase de captação e um já foi encerrado. Esses fundos já aportaram recursos em quase 50 empresas. O volume total comprometido é da ordem de R$ 2,4 bilhões, com uma participação média da Finep de aproximadamente 10%.

 

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ.

 

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.


Telefone (21) 2555-0330

 

Outros endereços e telefones da Finep.