Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Violonista Flávio Apro se apresenta nos Concertos Finep de 18/8
fechar
Compartilhar

Os Concertos Finep apresentam o viololista Flávio Apro na terça-feira, 18/8, às 18h30, no Espaço Cultural Finep, com entrada franca e sem distribuição de senhas. No concerto, peças de compositores como Antonio Ribeiro, Ulisses Rocha, Garoto, C. Guarnieri e Mignone, entre outros.
 
Flávio Apro é reconhecido por seu trabalho como violonista, professor e pesquisador. Nascido em São Paulo em 1973, estreou como violonista aos 13 anos de idade, na TV Cultura (SP). No ano seguinte, venceu o Concurso Mozarteum, aperfeiçoando-se posteriormente no instrumento com Fábio Zanon. Completou sua formação musical com a professora argentina Monina Távora, discípula de Segovia. Formou-se em violão clássico pela USP.
 
Em 1997, lançou seu primeiro CD  - Praeludium. Após a estreia em disco, Apro passou a apresentar-se nas principais salas de concerto da capital paulistana (Teatro Municipal de São Paulo, MASP, MuBE, Museu da Casa Brasileira, Centro Cultural Vergueiro) e a dedicar-se a atividades camerísticas com o oboísta Salvador Mazano, o barítono Sebastião Teixeira, o flautista Michael Lovelock e o violonista Victor Castellano.
 
Flávio conquistou o 1º Lugar no Concurso Villa-Lobos, Projeto Nascente, e foi selecionado para se apresentar no Festival Kyoto Internacional Music Students (Japão). É professor e pesquisador na área de performance, com livros e artigos publicados em prestigiadas revistas acadêmicas, como Per Musi e Em Pauta. Sua pesquisa de mestrado resultou no livro “Os Fundamentos da Interpretação Musical” e no aclamado CD “Flávio Apro Interpreta Mignone”.

Como professor, Flávio lecionou na Escola de Música Contraponto e no Colégio Santo Américo (SP), além de ter ministrado cursos e masterclasses na Casa da Cultura do Itaim Paulista e no Conservatório Estadual de Uberlândia (MG). Atualmente, Flávio Apro é professor efetivo da Universidade Estadual de Maringá (PR) e colaborador da Faculdade de Música Carlos Gomes (SP).
 
Programa 18/8
 
Flávio Apro - violão
 
Mignone - Estudo nº 1
Antonio Ribeiro - Toada
Ulisses Rocha - Rua Harmonia
C. Guarnieri - Valsa-choro nº 1
Paulo Belinatti - Jongo
Victor Castelano - Profecia
Villa-Lobos - Prelúdio nº 5
Rael Toffolo - Estudo Omaggio a Brouwer
Garoto - Jorge do Fusa
Ricardo Tacuchian - Prelúdio nº 1
Paulo T.Salles - Variações Albinas
Ségio Assad - Prelúdio e Tocatina
 
 
Espaço Cultural Finep (180 lugares)
Praia do Flamengo, 200, Pilotis
Flamengo, Rio de Janeiro
www.finep.gov.br
espacocultural@finep.gov.br
(21) 2555-0717 / 2555-0615
 
 
 

 

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ.

 

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.


Telefone (21) 2555-0330

 

Outros endereços e telefones da Finep.