Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Butantan pesquisa vacinas contra as gripes suína e aviária
fechar
Compartilhar

Já está em fase avançada de estudos, no Instituto Butantan (SP), uma vacina contra a gripe suína (influenza A H1N1) . “Temos condições de fabricá-la assim que recebermos a cepa (variedade) do vírus e tivermos autorização do Ministério da Saúde”, afirma a doutora Hisako Gondo Higashi, diretora da Divisão Bioindustrial do Butantan. Nos próximos meses, o Instituto Butantan deverá lançar a vacina brasileira contra a gripe aviária.
 
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) já tinha concluído em maio o sequenciamento genético do vírus influenza A H1N1 mapeado no País. Em junho, a Organização Mundial de Saúde declarou a gripe suína uma pandemia.O Brasil é um dos poucos países no mundo que fabrica vacinas, sendo o único na América Latina a ter uma produção em grande escala. O Instituto Butantan e a Fiocruz, no Rio de Janeiro, fazem a maior parte das vacinas utilizadas nas campanhas de imunização do Governo. Desde 2002, a Finep já investiu o total de cerca de R$ 73 milhões nas duas instituições. Os recursos se destinam ao apoio a pesquisas de novas vacinas e medicamentos e melhoria de infraestrutura.
 
Gripe comum
 
Desde 2005, o Butantan vem formulando a vacina da gripe sazonal, já tendo produzido mais de 22 milhões de doses apenas em 2009. Ainda este ano, será inaugurada no Instituto uma nova fábrica destinada ao incremento da produção da vacina da gripe anual, que deverá disponibilizar mais de 26 milhões de doses por ano.
 
As gripes, com suas diversas variedades, são chamadas tecnicamente de influenza, nome do vírus que provoca a doença que atinge mamíferos e aves e é uma das mais antigas e comuns em todo o mundo. O tipo mais comum de influenza é a gripe sazonal, que normalmente ataca uma vez por ano, geralmente nos meses mais frios. O vírus é altamente mutável e, por isso, a cada ano surgem novas variedades (cepas) e cabe à Organização Mundial de Saúde (OMS) definir quais as mais prováveis de provocar a gripe no ano seguinte, dando autorização somente a laboratórios aprovados a fabricar as vacinas contra a gripe sazonal.
 
Apesar de todo o cuidado, a gripe comum ainda mata cerca de 500 mil pessoas no mundo a cada ano. No Brasil, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, iniciada em 1999, atingiu 87% da população acima de 60 anos em 2008, um recorde. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra influenza reduz em mais de 50% a ocorrência de doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e, no mínimo, de 32% das hospitalizações por pneumonias.
 
Veja a matéria completa na revista Inovação em Pauta nº6

 

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ.

 

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.


Telefone (21) 2555-0330

 

Outros endereços e telefones da Finep.