Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Alunos da rede pública vão “dormir com as estrelas” na Semana Nacional de C&T
fechar
Compartilhar

Nos dias 20, 21 e 22 de outubro, o Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro, vai hospedar uma turma ávida por conhecer os segredos do universo. E eles terão um dia e uma noite para tal. Trata-se do projeto “Dormindo com as estrelas”, do qual vão participar 81 estudantes de três escolas públicas do Rio. A iniciativa é da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), uma das apoiadoras da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT. Desde a criação do evento, em 2004, a empresa patrocina uma atividade cultural para estudantes de baixa renda.
 
As instituições contempladas foram a Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá; a Escola Municipal Lincoln Bicalho Roque (ambas localizadas no bairro de Curicica, na Zona Oeste) e o Ciep Rubens Gomes, em Barros Filho, na Zona Norte. Divididos em grupos de 30, os mestres e alunos – que têm entre 8 e 12 anos – vão acampar na instituição por 18 horas. Dentre as atividades, estão a observação das estrelas e do sol por telescópios, gincanas, visitas ao Museu do Universo e muitas conversas com os astrônomos e instrutores do Planetário. Tudo gratuito. O objetivo é despertar nas crianças o interesse pela astronomia e ciências afins, aproveitando o ensejo da SNCT e do Ano Internacional de Astronomia. O projeto “Dormindo com as estrelas” é oferecido pelo Planetário eventualmente e custa R$ 120 por pessoa. O hóspede tem direito a café-da-manhã, lanche e jantar.
 
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
 
Enquanto isso, o país estará discutindo a “Ciência no Brasil”, tema da SNCT 2009. De 19 a 25 de outubro, haverá um intercâmbio entre cientistas e estudantes, a fim de divulgar a ciência brasileira e conquistar futuros profissionais para a área. De acordo com o organizador da Semana, o professor Ildeu Moreira, o evento serve para dar uma “chacoalhada” no ensino. “Com atividades que respeitam a inteligência e usam a criatividade dos jovens, eles percebem que Física e Química podem ser muito mais do que meia dúzia de fórmulas no quadro”, diz. Ainda durante a Semana, ocorrem os ‘eventos integrados’, que invadem o  espaço público para fisgar a atenção dos passantes. Confira a reportagem da Revista Inovação em Pauta, produzida pela Finep, sobre o evento.

 

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ.

 

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.


Telefone (21) 2555-0330

 

Outros endereços e telefones da Finep.