Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Setembro começa com duas atrações no Espaço Cultural Finep
fechar
Compartilhar

O Espaço Cultural Finep apresenta duas atrações na primeira semana de setembro: o duo de piano (Maria Teresa Madeira) e de fagote (Carlos Henrique Bertão), nos Concertos Finep, terça-feira, 1/9; e o grupo Camerata Brasilis, na quinta-feira, 3/9, na série Instrumental Finep, com obras de chorinho. Os dois programas são às 18h30 e têm entrada franca, sem distribuição de senha.
 
A Camerata Brasilis é uma pequena orquestra de cordas dedilhadas e sopros que trabalha com arranjos originais para o repertório de choro de todas as épocas. Formada em 2008, na Escola Portátil de Música, no Rio, a Camerata tem como principal referência a histórica Camerata Carioca, que teve Radamés Gnattali como mestre e mentor. Outra importante influência foi a Camerata Portátil, também da Escola Portátil de Música, que teve um papel fundamental na formatação da sonoridade ímpar que a Brasilis herdou.

Graduada em piano pela Escola de Música da UFRJ, Maria Teresa Madeira é mestre em Música pela Universidade de Iowa, nos EUA. Como solista, esteve à frente de diversas orquestras, como a Sinfônica Brasileira, a Petrobras Pró-Musica, a Sinfônica Nacional da UFF, a Sinfônica de Música da UFRJ e a University of Iowa Chamber Orchestra, entre outras.
 
Como camerista, tem se apresentado ao lado de importantes artistas do País, como Noël Davos, Paulo Sérgio Santos, Alceu Reis, Carol McDavit e Rildo Hora. Gravou mais de 20 programas exclusivos para a Rádio MEC, Rádio Nacional e a WFMT, de Chicago, EUA. Na vida acadêmica, Maria Teresa é professora do curso de graduação do Conservatório Brasileiro de Música e de bacharelado na UNI-Rio. Lançou em 2003 os CDs ‘Ernesto Nazareth’, volumes 1 e 2. O volume 2 foi indicado ao Prêmio Grammy Latino de melhor música erudita naquele ano.
 
Maria Teresa gravou também o CD Radamés Gnatalli -100 anos, junto com o grupo Novo Quinteto, em 2008, e o CD Radamés e o Sax, com o saxofonista Leo Gandelman e Novo Quinteto, agraciado com o Prêmio Tim de 2007 como melhor disco de música instrumental.
 
O fagotista Carlos Henrique Bertão iniciou seus estudos formais de música aos 15 anos, na Escola de Música Villa-Lobos, no Rio de Janeiro. Desde 2006, é aluno do curso de graduação da Escola de Música da UFRJ, participa da Orquestra Sinfônica da mesma universidade, e integra a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem. É membro fundador do Quinteto Experimental de Sopros da UFRJ, sob coordenação do professor Aloysio Fagerlande, além de atuar no duo de fagote e piano com a pianista Maria Teresa Madeira.

Vencedor do concurso Jovens Solistas da Sinfônica da UFRJ 2009, Carlos Henrique foi também premiado no concurso de Jovens Solistas da OSB Jovem neste ano, executando o Concertino para fagote, de Francisco Mignone, na sala Cecília Meireles, no Rio.

Programa Maria Teresa Madeira e Carlos Henrique Bertão - terça-feira, 1/9, 18h30

Henri Dutilleux - Sarabande et Cortége
Henri Büsser - Recit et theme varié
Maurice Ravel - Pièce en forme de habanera (adaptação para fagote e piano)
Claude Debussy - Arabesque nº1
Heitor Villa-Lobos
. Bachianas Brasileiras nº5, aria - cantilena
."Melodia Sentimental ", do bailado "Floresta do Amazonas" (adaptadas para fagote e piano)
Fancisco Mignone
. valsa-choro nº3, para piano solo
. valsa de esquina nº8, para piano solo
. Ministério, valsa para fagote solo
. valsa-choro para fagote solo
. Concertino para fagote e orquestra (em redução para fagote e piano)
 
 
Programa Camerata Brasilis - 5ª feira, 3/9, 18h30
 
Sarravulho (Pixinguinha)
Marreco quer água (Pixinguinha)
La Duchesse (Jacob do Bandolim)
Sarambeque (Ernesto Nazareth)
Ritinha (Mauricio Carrilho)
Cangalha (João Lira e Mauricio Carrilho)
7x0 (Glauber Seixas)
Escabroso (Pedro Messina)
Valsa Triste (Radamés Gnattali)
Jacaré de saiote (Jacaré)
Leão de Chácara (Candinho)
Sakura (Luciana Rabello)
Arranca Toco (Meira)
Pro Meira (Mauricio Carrilho)
 
Formação:
 
Aline Gonçalves – flauta e clarinete
Maria Souto – flauta, flautim e sax tenor
Vitor Macedo – clarinete
André Cassino – bandolim
Marcos Tannuri – cavaco
Felipe Reis – violão
Glauber Seixas – violão de 7
João Gabriel Souto – violão de 7
Gabriel Leite – percussão


 

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ.

 

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.


Telefone (21) 2555-0330

 

Outros endereços e telefones da Finep.