Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Planetário da UFSC ganha novo projetor digital
fechar
Compartilhar

A partir desta quarta-feira (21/10), os visitantes do Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) serão surpreendidos com uma nova visão do espaço, que vai incluir imagens de alta resolução de planetas, nebulosas e galáxias. Na ocasião, será inaugurado o projetor digital Digistar SPII, adquirido com R$ 290 mil em recursos da Finep. A iniciativa faz parte do projeto “Viva Ciência”, que prevê a implementação de um parque de astronomia e ciências afins em Florianópolis.
 
O equipamento antigo datava da década de 50 e só projetava o céu estrelado. Já o banco de dados do projetor digital inclui imagens de planetas, asteróides, galáxias, nebulosas, naves e satélites, com precisão de luminosidade e localização. O sistema oferece, também, vários recursos de animação e efeitos especiais. De acordo com a coordenadora do Planetário, Edna Maria Esteves da Silva, as imagens serão projetadas sobre os 13 m² da cúpula hemisférica do Planetário, oferecendo a sensação de imersão na imagem.
 
“Embora possua um excelente banco de dados sobre astronomia, a linguagem de programação do Digistar também nos permitirá criar programas sobre qualquer assunto. É uma ferramenta didática poderosa”, comemora Edna.
 
O Planetário da UFSC é o único de Santa Catarina. A cúpula recebe cerca de 50 escolas por mês, totalizando 14 mil pessoas apenas na sala de projeção. De acordo com Edna, a demanda é superior à capacidade da instituição – por isso a ideia de construir o “Parque Viva Ciência”.
 
Uma demonstração do parque está sendo montada no campus da UFSC e inclui brinquedos interativos ao redor do Planetário e do Observatório Astronômico da universidade. Todos estes espaços estarão abertos à visitação durante a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, que tem início, também, no dia 21. Na ocasião, palestras e atividades serão oferecidas pela instituição, como forma de comemorar, ainda, o Ano Internacional da Astronomia.

 

Sede:
Av. República do Chile, 330, Torre Oeste - Centro
10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares
CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ.

 

Unidade Flamengo:
Praia do Flamengo 200, 3º andar
CEP: 22210-065  - Rio de Janeiro - RJ.


Telefone (21) 2555-0330

 

Outros endereços e telefones da Finep.