Seu navegador no suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Mecanismo de empresa apoiada pela Finep torna o varejo mais protegido contra a Covid-19, com leitura automatizada de produtos
fechar
Compartilhar

Design_sem_nome.png

Duramente afetado pela pandemia da Covid-19, o varejo chegou a sofrer uma queda no número de vendas de quase 17% só em Abril de 2020 (dados do IBGE), ainda no começo das medidas de restrição. Pensando em recuperar o setor e o tornar mais seguro em compras pequenas, médias e grandes, a empresa Ponfac, do Rio Grande do Sul, desenvolveu um sistema de leitura automatizada de mercadorias em pontos de venda. Assim, o operador não precisa manipular os produtos, tornando o processo todo mais limpo e seguro para os funcionários e consumidores. O desenvolvimento da inovação contou com apoio da Finep – Inovação e Pesquisa, empresa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que investiu mais de R$ 1 milhão em recursos não reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

O mecanismo da Ponfac usa inteligência artificial em todas as faces de um produto para sua identificação e leitura. Enquanto o item se desloca pelo sistema, ele também é sanitizado, realizando assim a desinfecção do coronavírus e outros agentes causadores de doenças. Adicionalmente, o sistema atuará na conferência de cumprimento de protocolos sanitários locais como verificação do uso de máscara e distanciamento mínimo entre clientes, sendo estas características configuráveis pelo usuário.

Mesmo depois da queda dos números absolutos de casos de Covid até o momento e a flexibilização das medidas de proteção, a inovação da Ponfac se mantém relevante, reduzindo custos operacionais e de perdas, assim possibilitando um rápido retorno do investimento. Além disso, a estrutura utilizada no produto pode ser aplicada em outros segmentos de mercado que necessitem de verificação contínua de itens em esteiras. A criação de um produto viável e útil ao segmento foi possível através da construção de protótipos o que, segundo o Diretor de Desenvolvimento da empresa, Gustavo Campos Velho Castro , foi feito graças ao financiamento da Finep/ MCTI. Essa etapa demandou elevado investimento e dedicação de uma equipe de desenvolvimento diferenciada que atendesse os requisitos e desafios da inovação, em função da complexidade do mecanismo.

A Empresa

A Ponfac S/A nasceu dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, em 1997, após ter ganho um edital de pré-incubação no Centro de Empreendimentos em Informática da Universidade. Em 2.000 recebeu investimento para desenvolvimento de sua tecnologia do fundo de investimento RSTec, administrado pela CRP, transformando-se em S/A, se estabelecendo no Parque Tecnológico da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), o Tecnosinos, localizado na cidade de São Leopoldo, onde permaneceu até 2010. Desde então, sua sede fica no Centro Histórico de Porto Alegre.

Segundo Gustavo Campos Velho Castro , o maior objetivo da Ponfac é que suas soluções possam melhorar a performance de seus clientes com inovação e inteligência em processamento de imagens. “Alcançando isto e transformando os produtos em soluções escaláveis que possam atender o mercado mundial, estamos alcançando nossos propósitos e crescimento de forma sustentável”, disse ele.