Financiadora de Inovação e Pesquisa
Presidência (PRES)
Currículo
O presidente da Finep, Celso Pansera, é formado em Letras Português/Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pós-graduado em Administração e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes. De 2015 a 2016, atuou como ministro de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Um dos destaques de sua gestão foi o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, sancionado pela presidente Dilma Rousseff no início de 2016, que promove uma série de ações para o incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro, com o objetivo de aproximar a universidade do setor privado. Participou da formação da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br), sendo secretário executivo da coalizão de maio de 2019 até janeiro de 2022.
Durante a pandemia da Covid-19, ajudou a liderar diversos movimentos de caráter nacional em defesa da Ciência brasileira, incluindo a aprovação da Lei Complementar 177/2021, que introduziu profundas alterações no funcionamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). De 2015 a 2019, foi deputado federal, tendo presidido a Comissão Especial de Crise Hídrica do Brasil e integrado diversas comissões, tais como como Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Educação; Cultura; Parlamentar de Inquérito da Petrobras; e Fiscalização Financeira e Controle Interno.
Destaque para autoria dos projetos de Lei 5.876/2016 (repasse de 25% dos recursos do Fundo Social do Pré-Sal para CT&I), 6.461/2016 (desburocratização do setor de CT&l) e 10.676/2018 (inclusão dos estudantes de Pós-Graduação como segurados facultativos do Regime Geral de Previdência Social). Foi também diretor-presidente do instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). No período entre 2007 e 2014, estava nos cargos de diretor, vice-presidente e presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec).
Em 2005, participou da coordenação do Projeto Centros de Inclusão Digital (CID), responsável pela implantação de 28 telecentros em Duque de Caxias, São Jogo de Meriti, Belford Roxo e Magé (RJ). O projeto CID funcionou até 2009 e foi responsável pela alfabetização digital de 200 mil pessoas da região.
Sua atuação em prol do setor de CT&I foi reconhecida em diversos momentos: Prêmio Personalidade Educacional (Associação Brasileira de Educação, Associação Brasileira de Imprensa e Jornal Folha Dirigida), Título Governador Henrique Thomas Cresto "Líderes para o desenvolvimento integral da América Latina", Prêmio Amigos da Ciência (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência -- SBPC) e a Menção Especial de Agradecimentos, concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a Fundação Conrado Wessel (FCW) e a Marinha do Brasil.