Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Governança COVID-19
fechar

Ações Finep COVID-19

Soluções inovadoras são decisivas para o País enfrentar seus desafios no atendimento às demandas da sociedade brasileira no curto, médio e longo prazos.

Os efeitos da pandemia da COVID-19 mostraram o quão relevante é para o País contar com uma resposta rápida dos órgãos públicos no apoio a pesquisa, à ciência e à tecnologia Brasileira.

As ações de fomento executadas pela Finep deixam evidente a grande capacidade de resposta da empresa às demandas do Governo Federal, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, de nossas empresas e de nossa Academia, representada por diversas instituições de excelência e por seus dedicados pesquisadores.

As soluções necessárias para o enfrentamento da situação emergencial pressupõem trocas de experiências, articulação, cooperação, negociação e efetivação de parcerias estratégicas, compreensão dos interesses envolvidos, coordenação entre as diferentes organizações e a busca de autonomia nacional, onde as atividades de C,T&I assumem um papel relevante e estratégico.

A Finep vem atuando no fomento de projetos voltados para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da doença. A relação de projetos contratados com foco no atendimento das demandas decorrentes da pandemia da COVID-19 pode ser encontrada aqui.

Além disso, sensível aos impactos negativos que a crise tem causados a seus clientes, a empresa adotou importantes medidas adicionais, destacando-se a renegociação de dívidas de empresas afetadas pela pandemia, contribuindo para a preservação da atividade econômica no país, bem como a implementação de mecanismos de monitoramento dos projetos apoiados, visando ao acompanhamento de seus principais resultados para a sociedade e o ajuste pontual do processo de contratação, gerando celeridade a essa etapa.

Para atuar de maneira célere, organizada e eficiente, a Diretoria Executiva da Finep aprovou um modelo de governança específico para o recebimento e monitoramento das demandas relacionadas à crise do COVID-19, envolvendo diferentes unidades da Finep, conforme figura abaixo:

Governanca Covid

O Grupo de Trabalho COVID-19 (GT-COVID-19) tem como função assessorar a Diretoria Executiva no agrupamento, organização e monitoramento das ações e iniciativas finalísticas ligadas à COVID-19. Foi estabelecida uma dinâmica de reuniões, inicialmente diárias, desde abril de 2020, para o efetivo monitoramento das ações. Além disso, o GT-COVID-19 se reúne periodicamente com equipe do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação para compartilhamento de informações que colaboram com a melhor gestão da carteira COVID-19 e com a proposição de melhorias.

Dessa forma, a Finep cumpre sua missão institucional de promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.